SOBRE
O FÓRUM
Fundado em 22 de dezembro de 2002, o Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA congrega os dirigentes das Unidades Regionais da UFPA e constitui-se num órgão propositivo e consultivo. A 31ª edição é composta pelos coordenadores de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.
O evento é um espaço estratégico de discussão e de encaminhamentos das políticas universitárias, por meio das Pró-Reitorias e dos setores e serviços da UFPA, com base no que foi apresentado pelas coordenações dos campi. O principal objetivo do Fórum é pautar e discutir, coletivamente, as questões e politicas acadêmicas vivenciadas no cotidiano das Unidades Administrativas dos Institutos da UFPA. O Fórum também propõe discussões de natureza administrativa, financeira, de gestão de pessoas, de infraestrutura e da internacionalização da UFPA. Além dos coordenadores dos campi, participam do encontro os vice-coordenadores (na condição de coordenadores acadêmicos), os pró-reitores, a procuradora geral, o prefeito Multicampi, o reitor e o vice da UFPA.
A UFPA
Atualmente, a Universidade Federal do Pará é uma instituição federal de ensino superior, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Ensino Superior (SESu). O princípio fundamental da UFPA é a integração das funções de ensino, pesquisa e extensão. A UFPA hoje é constituída por 14 institutos, sete núcleos, 36 bibliotecas universitárias, dois hospitais universitários e uma escola de aplicação. Segundo o Anuário Estatístico de 2016, ano base 2015, elaborado pela pró-reitora de Planejamento, o ensino de graduação alcançou a marca de 40.275 mil estudantes; a pós-graduação, em torno de 9.500 estudantes; o ensino fundamental e médio, 1.372 alunos. Há, ainda, 5.651 estudantes matriculados em cursos de ensino técnico e cursos livres das Escolas de Música, Teatro e Dança e de Línguas Estrangeiras. A maior universidade pública da Amazônia possui 4.142 alunos matriculados no mestrado; e 2.166, no doutorado. São 121 cursos, distribuídos por 40 doutorados, 58 mestrados acadêmicos e 23 mestrados profissionais. Dos 86 programas da UFPA, 12 estão em campi do interior do Estado.